Bastidores

Computador com um imã atraindo consumidores - desenho ilustrativo

Inbound marketing -Saiba como conquistar mais resultado!

Você sabe como o inbound marketing pode ser aplicado nas suas estratégias comerciais para render mais resultados para o seu negócio?

Levando em consideração que todas as empresas que desejam crescer dentro do seu segmento devem investir em marketing para alcançar os seus clientes, o inbound marketing pode ser a melhor opção para um estabelecimento.

Também chamado de “marketing de atração”, o inbound corresponde a um conjunto de técnicas responsáveis por atrair o público para a sua empresa, por meio de ações consideradas passivas.

Isso quer dizer que, ao contrário do outbound marketing, onde você precisa impactar o seu cliente para que ele conheça os seus produtos e serviços, o inbound é um modo natural de atração.

Afinal, gerar materiais de qualidade para os leitores do seu blog, por exemplo, pode ser uma maneira de fazer com que eles conheçam mais a sua marca e se tornem fiéis seguidores dela.

Então, se você quer saber mais sobre o inbound marketing, de modo a entender mais sobre como conquistar melhores resultados com a sua aplicação, siga na leitura deste artigo.

Conheça o inbound marketing e a sua importância

Com a internet cada vez mais presente na vida das pessoas, realizar pesquisas e adquirir novos conhecimentos foram atividades que se tornaram comuns no dia a dia.

Ao puxar o seu smartphone do bolso e digitar uma palavra-chave correspondente ao assunto que você deseja conhecer, é possível visualizar uma série de páginas na internet que falem sobre o tema.

Esse modelo de conteúdo que você pode absorver ao realizar a leitura em um blog, fazendo inclusive com que você queira contratar o serviço ali abordado, é uma das técnicas do inbound marketing.

Nesse sentido, é possível dizer que as principais finalidades de se utilizar o inbound marketing para atrair mais clientes para a sua empresa são:

  • Aumentar a visibilidade da sua marca;
  • Atrair mais clientes para o seu negócio;
  • Criar e divulgar conteúdos de qualidade;
  • Diminuir os custos para alcançar novos clientes;
  • Tornar o seu processo de venda mais simples;
  • Entre outros pontos.

Ou seja, o inbound marketing vai muito além de escrever um pequeno artigo para o seu blog, fazendo parte de uma estratégia muito mais ampla para alcançar novos clientes e fidelizar os atuais.

Os processos do inbound marketing

Talvez você já tenha ouvido falar do processo de vendas do inbound, composto de cinco etapas principais.

São elas: atrair visitantes, captar leads, alimentar os potenciais clientes, realizar a venda e fidelizar o seu público.

Atrair visitantes para o seu site é o primeiro passo para começar a trabalhar mais de perto com os futuros consumidores da sua marca.

Assim, se você escreveu um artigo que falasse sobre a importância de realizar a limpeza da piscina e de quanto a instalação de um filtro influencia nesse processo, certamente você despertou o interesse do seu público.

Para que você possa manter um relacionamento com ele, é essencial captar o lead, ou seja, conseguir algum tipo de contato do cliente, seja o endereço de e-mail ou o telefone.

Ao formar uma lista de leads, você pode investir no relacionamento com esse público, para que eles saibam mais sobre os seus produtos ou serviços.

Desse modo, quando você elabora um determinado conteúdo falando sobre a importância do treinamento de segurança do trabalho em sistemas elétricos, e o envia por e-mail, você está educando o seu público e alimentando-o com informações úteis.

Com essas ações, você despertará o seu potencial cliente para a importância do seu trabalho, o que vai fazer com que ele queira adquirir os seus serviços.

Na próxima etapa, você realiza a venda, e precisa entregar o seu produto ou serviço com bastante qualidade para encantar os consumidores da sua marca. 

A depender do tipo de item com que você trabalha, a fidelização do seu cliente pode ocorrer de diferentes maneiras.

Isso porque uma empresa que atua no segmento de demolição e terraplanagem, não realiza vendas tão frequentes para o mesmo cliente como é o caso um supermercado, por exemplo.

Sendo assim, a fidelização, nessa situação, vai ser feita por meio de contatos periódicos, que vão fazer com que o seu cliente esteja sempre atualizado sobre as suas novidades e continue recebendo materiais relacionados ao seu segmento.

Desse modo, você garante que a sua marca esteja presente na vida do comprador e estabelece um relacionamento duradouro.

Como utilizar o inbound marketing

Como mencionado, o inbound marketing pode ser utilizado em diferentes ferramentas, para que o seu público seja atraído para o seu negócio de várias maneiras.

Desse modo, quando você escreve sobre as vantagens de um sistema de exaustão de pó, o seu cliente pode ter contato com o seu artigo por meio de elementos como:

  • As técnicas de SEO;
  • O seu site/blog;
  • Uma mensagem de e-mail marketing;
  • Os perfis nas redes sociais;
  • Entre outros pontos.

Técnicas de SEO

Se o cliente precisa de um determinado produto ou serviço na internet, ele vai entrar em um dos principais buscadores e digitar os termos da pesquisa.

Como é sabido, muitas empresas, e inclusive as suas concorrentes, também utilizam de estratégias para serem vistas entre as principais posições de uma pesquisa.

Para que a sua página consiga maior destaque nesses mecanismos de busca, ela precisa aplicar as técnicas de SEO (Search Engine Optimization), que vão otimizar o seu site para que ele esteja bem posicionado na internet.

Assim, quando um usuário buscar por cadeira dobrável articulada, a sua página poderá ser vista por ele, gerando mais tráfego para o seu site, sendo atraído pelo inbound marketing.

Site e blog

Se você possui um site ou blog para a sua empresa, essa deve ser uma ferramenta recheada de inbound marketing.

Isso porque, por meio do seu blog, você vai compartilhar com o seu público uma série de materiais que possuam importância para ele, de modo que ele poderá encontrar mais informações sobre o seu negócio.

Ao criar uma frequência de postagens e investir em conteúdos que podem ser complementares entre si, você estimula os seus leitores a seguir as suas publicações, criando um vínculo com ele.

Além disso, geralmente o blog costuma ser a página ideal para compartilhar materiais e ajuda na captação de leads, para que você possa investir no relacionamento com o cliente por outras modalidades.

E-mail marketing

O e-mail marketing também é uma ótima estratégia do inbound, que permite um compartilhamento periódico de conteúdos com os seus leads e clientes fiéis.

O envio de newsletter é um dos exemplos mais conhecidos para levar diferentes conteúdos dentro de uma mensagem, podendo apenas informar sobre as novidades da sua empresa, ou também do seu setor.

O e-mail marketing ainda possibilita o compartilhamento de artigos e de links que levem os leitores para o seu blog/site, para que eles confiram um pouco mais sobre o tema abordado ou sobre o produto divulgado.

Assim, além de manter um contato mais frequente com o seu público, você ainda pode promover o seu negócio de modo natural, ajudando o cliente a encontrar o que ele precisa.

Redes sociais

Possuir perfis e fanpages nas redes sociais também é essencial para utilizar o inbound marketing na sua empresa.

Afinal, eles permitem que você interaja mais facilmente com os clientes, respondendo dúvidas e publicando ou compartilhando informações importantes.

Como o próprio consumidor acessa, lê e divulga as publicações sua empresa de modo natural, o inbound nas redes sociais é uma maneira de atingir cada vez mais pessoas na internet.

Por isso, o seu perfil deve ser sempre alimentado e atualizado, garantindo que os seus seguidores possam acompanhá-lo mais de perto.

Ao aplicar o inbound marketing no seu site ou blog, no envio de e-mail marketing e nos seus perfis das redes sociais, você poderá alcançar resultados ainda maiores.

Isso porque os potenciais clientes do seu negócio estão sendo atraídos em diferentes esferas, o que faz com que eles conheçam mais a qualidade dos seus produtos e serviços e possam se tornar compradores fiéis.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

COMENTÁRIOS DO POST