Bastidores

ilustração e-mail marketing, desenho com várias cartas representando e-mails

Como captar mais contatos para o seu e-mail marketing? 

O e-mail marketing é uma das estratégias mais eficientes para a nutrição de leads (potenciais clientes), bem como para a fidelização de consumidores, sendo uma das bases do marketing de relacionamento digital.

Ao contrário do spam, em que uma lista comprada de potenciais clientes aleatórios recebe e-mails com anúncios, o e-mail marketing chega somente na caixa de entrada dos interessados na informação, serviço ou produto oferecido. 

Por conta disso, para receber o conteúdo e ter acesso às mensagens, os usuários precisam se cadastrar no mailing.

Em geral, quem se cadastra na lista do e-mail marketing é porque já demonstrou interesse em algo e deseja receber mais informações a respeito do produto, serviço ou, até mesmo, a respeito da empresa em questão. 

Ademais, o e-mail marketing oferece a opção de descadastramento do usuário, demonstrando respeito com o público.

Por exemplo, ao se deparar com uma publicação de um blog explicando as normas para montagem elétrica industrial, o visitante pode se inscrever em um formulário para receber um e-book completo sobre os procedimentos para trabalho com eletricidade. 

Assim, ele receberá o conteúdo por e-mail, bem como outras informações completas.

 

Vale a pena investir em e-mail marketing?

É cada vez mais difícil encontrar alguém que não possua uma conta de e-mail. Cerca de 92% da população mundial utiliza o recurso, o que corresponde a mais de 4,3 bilhões de e-mails ativos. Desse total, 61% acessa diariamente o correio eletrônico.

Além disso, quando falamos em processos comerciais, mais de 72% dos consumidores preferem o e-mail como canal de comunicação com as empresas.

Isso quer dizer que se um usuário entrar em contato pelo site oficial de uma empresa especializada, perguntando mais informações sobre restauração de piso de mármore, por exemplo, ele terá mais confiança de receber as instruções e orientações via e-mail.

Ou seja, mesmo com o avanço das redes sociais, o e-mail ainda permanece como uma das ferramentas mais confiáveis e usadas na internet. Portanto, o recurso aparece em grande parte das estratégias de Marketing Digital.

 

Dicas para captar mais contatos para o seu e-mail marketing

Conforme mencionamos anteriormente, o e-mail marketing é diferente do spam, principalmente quando nos referimos à compra de lista de contatos. 

Dessa maneira, no e-mail é necessário conquistar leads organicamente, despertando o interesse para alcançar um número maior de usuários cadastrados.

Diante disso, separamos algumas dicas de como captar mais contatos para a sua estratégia de e-mail marketing.

1 – Produza conteúdo de qualidade para os leads

Na internet, informação é poder. Por esse motivo, não dá pra desvincular o Marketing Digital da elaboração de conteúdo.

Isso significa que para manter um mailing de e-mails com contatos ativamente interessados, é preciso investir na produção de conteúdos relevantes, de qualidade e altamente informativos. 

Sendo assim, antes de captar novos usuários, lembre-se de oferecer algo interessante para os já cadastrados.

Por isso, o primeiro passo é manter uma rotina de produção de artigos, conteúdos e informativos diversificados para nutrir seus leads.

Para manter uma produção de conteúdo constante, algumas estratégias são:

  • Ter um cronograma de publicações;
  • Diversificar os formatos dos conteúdos;
  • Trazer assuntos relacionados;
  • Personalizar conteúdos para clientes específicos;
  • Mesclar conteúdo informativo e propagandístico.

Por exemplo, publicou algo sobre dicas de iluminação para piscina de fibra? Faça um vídeo com filmagens ilustrativas para enviar por e-mail!

Essas ações já são um grande passo para diminuir o índice de descadastramento de usuários e manter o interesse dos contatos.

2 – Coloque formulários nas páginas do seu website

Se você não tiver um recurso ou um mecanismo para o cadastramento dos usuários, os contatos não chegarão até você! Logo, é importante desenvolver um formulário para que as pessoas possam deixar endereços de e-mail no seu website.

Em geral, o formulário está localizado na página de “contato” do site, mas ele pode aparecer em mais de uma seção, desde que esteja integrado à plataforma de envios. 

Desse modo, mais pessoas podem se cadastrar na sua lista, ainda mais quando se depararem com um conteúdo interessante.

Por exemplo, um blog sobre construção civil pode deixar um formulário de contato em um texto que trata sobre demolição de estruturas

Assim, os usuários interessados não precisam ir até outra repartição do site para pedir mais informações – basta preencher os dados na própria página.

3 – Crie landing pages de conversão

As landing pages são páginas da web voltadas à conversão do usuário em lead, isto é, tem como foco conduzir o seu visitante a realizar uma ação dentro do seu site/blog, como o cadastramento de um contato de e-mail. 

Portanto, ela é criada com um único objetivo: fazer com que o usuário faça um clique, download, cadastro ou uma compra.

A landing page pode aparecer em uma janela especial do website/blog, sendo colocada como destaque. Por exemplo, uma caixa oferecendo um e-book completo com dicas de automação de iluminação residencial para envio por e-mail.

Assim, a partir do momento em que o usuário deixa o seu contato para receber o conteúdo, você já tem um lead, isto é, um potencial cliente.

Além disso, você pode usar o contato do e-mail para cadastro na lista de mailing e, assim, nutrir o seu novo lead com mais conteúdo rico.

Em geral, o que mais importa em uma landing page é justamente a aquisição do contato do usuário. Por isso, é preciso que o recurso ofereça algo ao visitante, além de contar com:

 

  • Um texto objetivo e atraente;
  • Um design diferenciado;
  • Uma mensagem clara;
  • Uma breve descrição da oferta.

Lembre-se de usar sentenças curtas e chamativas, pois o usuário deve ser condicionado a se cadastrar na landing page. Em alguns casos, é possível integrar a página de conversão com formulários.

4 – Use as redes sociais ao seu favor

As redes sociais são ótimas aliadas na captura de novos contatos de usuários. Por isso, utilize-as ao seu favor!

A principal forma é por meio da divulgação do seu conteúdo nos perfis sociais. Por exemplo, ao escrever um texto no blog sobre como fazer uma limpeza de couro automotivo, lembre-se de divulgar o link na página do Facebook. 

Dessa forma, novas pessoas podem ter acesso ao site, com maiores chances de conversão de leads.

Outra maneira de utilizar as redes é disponibilizar formulários para preenchimento diretamente na página do perfil social. 

Ou seja, você pode oferecer descontos especiais para as pessoas que deixaram um contato de e-mail como comentário na publicação do Facebook.

Algumas redes sociais contam com ferramentas automáticas para cadastramento de contatos. 

Desse modo, basta criar uma campanha online na plataforma e orientar o objetivo; no caso, captura de contatos para o e-mail marketing.

Outra maneira de usar as redes sociais ao seu favor é colocar uma publicação de destaque no seu perfil social, com redirecionamento para cadastro de e-mails. 

Você pode selecionar o recurso “fixar no topo”, no caso do Facebook e do Twitter, deixando a postagem sempre em primeiro lugar para os novos usuários.

5 – Faça promoções exclusivas para os leads

Ofertas, descontos e promoções são estratégias que encantam muitos usuários. Afinal, todo mundo gosta de economizar e garantir preços especiais em produtos/serviços.

Por conta disso, é possível utilizar da propaganda promocional com o objetivo de captar leads para a sua lista de e-mails marketing!

Por exemplo, anuncie um desconto especial no serviço de instalação de elevadores residenciais para os usuários que se cadastrarem com o contato de e-mail em um determinado formulário online.

É importante informar todas as condições da oferta e, caso haja regras de participação, o usuário deve verificar todas as informações com clareza e objetividade. A transparência é a chave para que a sua empresa tenha credibilidade no mundo digital.

6 – Personalize o seu conteúdo de e-mail marketing

Um dos grandes diferenciais do e-mail marketing em relação a outros tipos de estratégias, é a personalização do conteúdo. 

Embora o disparo de mensagens possa ocorrer com a ajuda de ferramentas de automação, existem softwares capazes de personalizar o conteúdo, levando em conta as preferências de cada lead.

Além disso, é possível programar o envio de conteúdos de acordo com a jornada de compra do cliente. 

Isto é, se você vai entrar em contato com alguém que já conhece o seu serviço, a mensagem será diferente da enviada para um usuário recém-chegado na sua lista de e-mails.

Por exemplo, você pode enviar condições especiais para restauração de pintura comercial para clientes antigos, enquanto oferece um desconto para a primeira compra de outro usuário recente.

Outra forma de personalização extremamente efetiva dos e-mails é tratar os leads pelo nome. 

Há ferramentas de automação que fazem esse trabalho, sendo possível enviar e-mails para cada um dos leads, desenvolvendo uma aproximação e bom relacionamento com os clientes.

 

 

 

 

COMENTÁRIOS DO POST