Bastidores

ilustração de e-mail marketing, computador e envio de mensagens

Como ser mais assertivo com o e-mail marketing

Se você possui uma empresa, provavelmente já ouviu falar de algumas das principais estratégias do marketing digital para negócios. Hoje trataremos do e-mail marketing como uma ferramenta fundamental nesse cenário.

O e-mail marketing é um dos grandes responsáveis por proporcionar uma boa comunicação com os clientes do seu negócio. 

No passado, ele foi considerado um tipo de publicidade incômoda, devido ao alto número de e-mails que eram recebidos em um correio eletrônico. 

Atualmente, no entanto, é visto como uma estratégia essencial para as empresas que desejam crescer no seu segmento.

Se uma empresa antes realizava o disparo de diversos e-mails até ser notada, hoje o cenário mudou totalmente.

Não é mais preciso enviar uma grande quantidade mensagens para que o seu cliente as visualize. Isso porque você conquista a atenção dele ao enviar um e-mail atrativo, que desperte a curiosidade do leitor.

Nesse sentido, o desenvolvimento de um bom e-mail marketing demanda dedicação e cuidados, pois o conteúdo do texto pode ser responsável por alcançar bons resultado para um negócio.

Desse modo, a ferramenta se mostra cada vez mais eficaz e assertiva quando o assunto é relacionamento com seus clientes.

Qual a importância de utilizar o e-mail marketing em um negócio?

O principal ponto que aborda a questão do uso do e-mail marketing em um negócio se refere à comunicação com o cliente.

Com o marketing digital, é cada vez mais comum que surjam caminhos de se mensurar o alcance de várias ações utilizadas pela empresa.

Para se ter uma ideia da importância e mudança desse cenário, quando a publicidade/divulgação de um negócio era feita por panfletos, por exemplo, não era possível medir quantas pessoas foram impactadas com esse tipo de anúncio.

Já com o e-mail marketing, o cenário é totalmente diferente. Afinal, as ferramentas disponibilizadas para o envio de e-mails trazem dados interessantes sobre a sua assertividade.

Desse modo, se um empreendimento trabalha com aluguel de impressora fotográfica envia um e-mail marketing para a sua lista de leads, ele pode acessar informações sobre quantas pessoas receberam, quantas abriram e quantas leram aquele conteúdo.

Com isso, é possível mensurar qual foi o alcance daquela campanha realizada para promover o seu negócio, verificando o quanto ela foi assertiva.

Nesse sentido, o e-mail marketing mostra a sua importância dentro das estratégias de uma empresa, ganhando destaque de maneira interessante pelos resultados que ele pode oferecer.

Como captar leads para o envio de e-mail marketing?

O envio de e-mail marketing só é possível quando a empresa possui uma base de leads, gerados por diversos meios.

Os leads são dados de contato (nesse caso, o endereço eletrônico de um potencial cliente), que permitem o disparo de um determinado conteúdo para a caixa de entrada do e-mail do seu público.

Existem maneiras diferentes de se captar leads, tal como:

  • Oferecendo e-books;
  • Propondo uma pequena série de conteúdos;
  • Realizando uma pesquisa;
  • Utilizando uma Landing Page;
  • Realizando Webinars.

E-books

Oferecer um e-book pode ser uma maneira interessante de captar novos leads. Isso porque as pessoas buscam adquirir mais conhecimento na internet e, quando surge a oportunidade de disponibilizar um e-book, esse pode ser um meio interessante de chamar a atenção.

Um exemplo disso pode ser o de um buffet para jantar de casamento, que pode oferecer aos interessados no seu serviço um e-book que traga dicas para organizar o evento de maneira perfeita, detalhando diversas etapas do processo.

Certamente esse conteúdo chamará a atenção de uma noiva, que vai inserir o seu endereço eletrônico para obter o e-book.

Série de conteúdos

Muitas empresas estão apostando no formato de uma pequena série de conteúdos para chamar a atenção dos seus possíveis clientes, mantendo uma relação que pode ser convertida em uma futura venda.

Já em outro contexto, uma gráfica pode, por exemplo, disponibilizar todos os dias, durante uma semana, um material sobre temas envolvendo a sua área de atuação. Isso possibilita captar novos leads de interessados.

Assim, ela pode enviar, no primeiro dia, o link para um vídeo que aborde a confecção e a impressão de etiquetas personalizadas.

No dia seguinte, ela pode oferecer uma apostila que demonstre o passo a passo da elaboração de design para rótulos ou falar sobre modelos de impressora sublimática, etc.

 

Pesquisas e estudos

Disponibilizar uma pesquisa rápida no seu site pode ser uma boa estratégia de captação de leads.

É comum verificar a participação de pessoas em questionários, ajudando uma empresa a desenvolver produtos/serviços que possam atendê-las futuramente. Isso pode mostrar o quanto aquele local se interessa pela opinião do seu público.

Assim, um estabelecimento que oferece aluguel de box truss em seu catálogo pode disponibilizar um formulário no site para que os interessados possam indicar quais os modelos preferidos de box.

Do mesmo modo, o questionário pode perguntar quais outros equipamentos fazem falta para ele durante a organização de um evento.

Essa pesquisa pedirá dados de contato do usuário, de modo que é possível estabelecer um contato posterior, comunicando as novidades inseridas no negócio.

Landing Page

As Landing Pages são páginas desenvolvidas para captação de leads de maneira simples e direta.

Elas podem oferecer um material sobre um tema interessante para o seu público-alvo, tal como o processo de digitalização 3d peças, em troca de dados de contato daquela pessoa.

Sua confecção precisa ser feita de modo bastante funcional: é preciso investir em uma apresentação bonita, mas enxuta, em que o visitante entre para deixar o seu contato, recebendo o material oferecido diretamente na sua caixa de entrada de e-mail.

Webinars

Uma das formas de captar leads, que ganhou grande destaque atualmente, é a realização de webinars.

Isso porque as empresas que se preocupam em oferecer um bom conteúdo em troca do contato de um possível cliente se destacam de maneira interessante na internet.

Para isso, é preciso escolher um tema que seja atrativo para um grande número de pessoas, de modo a trazer um bom número de espectadores para o webinar.

Assim, se um estabelecimento especializado em aluguel de gerador para eventos decide promover um webinar para o seu público, ele pode anunciar a palestra online em seu site e perfis nas redes sociais.

Nesse formato, a captação de leads ocorre no momento da inscrição dos interessados, que serão avisados sobre os detalhes da apresentação por e-mail.

Para tornar a ocasião ainda mais atrativa, é possível convidar uma autoridade no assunto, que possa falar sobre o tema de maneira completa e interessante.

Durante a palestra, ao abordar os elementos essenciais dentro de um evento, é possível mencionar os benefícios que um gerador silencioso a diesel pode proporcionar para uma celebração, despertando o interesse do público.

Os webinars são modelos interessantes de disponibilizar conteúdo valiosos para os potenciais clientes do seu negócio e, por isso, é interessante investir nessa ferramenta.

Investindo em assertividade no e-mail marketing

Depois de entendermos mais sobre a função do e-mail marketing e de como captar leads para utilizar essa ferramenta, é preciso conhecer alguns elementos que são responsáveis por garantir um melhor posicionamento nas suas campanhas.

O primeiro item fundamental da assertividade do e-mail marketing é a definição do seu público-alvo.

Isso porque o bom resultado de uma campanha de marketing depende do direcionamento para as pessoas certas, que se interessam por aquilo que a empresa está oferecendo.

Assim, se uma empresa atua no segmento de buffets e deseja investir em uma campanha de e-mail marketing para comunicar a inclusão de crepe para casamento no seu cardápio, ela precisa enviar esse conteúdo para pessoas interessadas na contratação do serviço.

Esse cuidado será diretamente responsável pelo sucesso da campanha, já que é preciso estabelecer metas e objetivos no uso do e-mail marketing.

Também é possível obter um resultado satisfatório quando não há uma meta pré-estabelecida.

Contudo, quando há um objetivo definido em uma ação de e-mail marketing é possível mensurar os resultados de maneira mais clara e ter mais eficiência nas próximas ações.

A escolha do título/assunto do e-mail também torna a sua estrutura mais assertiva. Isso porque nesse campo é possível dizer, em poucas palavras, qual é o motivo do contato.

Assim, ao visualizar o e-mail na sua caixa de entrada, o usuário já sabe o que esperar daquele material.

Outro ponto essencial para atingir uma maior assertividade no uso do e-mail marketing é produzir um conteúdo direto.

Isso porque uma abordagem longa em um e-mail pode ser cansativo e fazer com que o destinatário não termine a sua leitura.

Além disso, investir em CTA (Call to Action) na produção do e-mail faz com que ele demonstre o seu principal objetivo, que pode levar o leitor para conhecer o site ou consultar uma promoção.

Com essas técnicas, é possível produzir e-mails marketing muito mais eficientes, que geram resultados e atingem de maneira positiva o público do seu negócio.

COMENTÁRIOS DO POST