Bastidores

marketing digital - ilustração de ferramentas do marketing digital

Entenda sobre a importância do marketing digital para sua empresa

Marketing Digital

Os relacionamentos entre as empresas e o público são impactados por diversos fatores, como as inovações na comunicação e tecnologia. Nesse cenário, o marketing digital contribui com que essas relações sejam cada vez mais estreitas e contem com grandes vantagens para ambas as partes.

É de grande importância observar o fato de que uma vez que os consumidores estão cada vez mais presentes no meio digital, a interatividade desempenha um papel de grande importância para as empresas, uma vez que tem uma relação decisiva para o engajamento.

Conforme será apresentado em um dos exemplos do texto, uma empresa que comercializa itens para o setor veicular, como som automotivo interno, e investe no marketing digital pode realizar ações variadas nas plataformas.

Entre as possibilidades estão indicações, opiniões, compartilhamentos, entre outras formas de interações por parte da audiência.

Isso se deve ao fato de que independente do porte ou setor, o marketing digital reúne grande oportunidades para as marcas, principalmente para que as ações realizadas tenham um direcionamento qualificado.

Dessa maneira, esforços em direções equivocadas são poupados, o que também influência nos recursos financeiros. Afinal, contribui com que certa quantia seja economizada devido aos processos mais eficazes.

Além dessas questões, também serão abordados pontos a respeito das possibilidades de mensuração do marketing digital das empresas, fatores de grande vantagem, uma vez que mensurar os dados é decisivo para que a efetividade das campanhas naturais seja alcançada.

 

Conheça as principais estratégias

Existem formas variadas de aplicar um plano de marketing digital em um negócio, o que de certa forma é compatível com o cenário cada vez mais competitivo de empresas que adotam meios online para atuação. Entre as táticas de grande destaque nesse contexto, estão:

Marketing de Conteúdo

Uma vez que o consumidor possui um maior poder perante os recursos digitais que podem ser explorados e as informações disponibilizadas, o marketing de conteúdo se mostra como uma estratégia significativa.

Nesse caso, os consumidores em potencial são atraídos através de materiais enriquecedores, com a premissa de que a empresa tenha um posicionamento compatível com o período e local adequados para o processo de aquisição.

Para isso, é preciso que os conteúdos de fato apresentem soluções para a audiência. Como exemplificação, se pode citar um e-commerce do setor de automóveis, que apresenta itens como airbag lateral, som e central multimídia.

No blog vinculado a plataforma de vendas, que é normalmente um canal muito utilizado para a publicação de materiais diversos ao se tratar dessa tática, é possível apostar em dicas para a preservação ou até mesmo instalação desse tipo de item nos veículos.

É interessante que o alcance da marca seja variado de acordo com a presença do público e por isso é de grande importância estudá-lo.

Afinal, é algo que possui impacto até mesmo no tipo de abordagem utilizada. Por exemplo, um conteúdo a respeito de dicas para preservar por mais tempo a higienização interna automotiva pode ter uma linguagem totalmente distinta de setores de entretenimento.

Trata-se de um aspecto que reforça a necessidade de determinar com precisão os recursos aplicados, assim como a importância da segmentação.

Técnicas SEO 

Para compreender de uma forma mais clara a importância das técnicas SEO (Search Engine Optimization) é imprescindível que exista consciência do impacto da popularização da internet nos modos de consumo, em que buscas são constantemente realizadas antes que a aquisição de fato ocorra.

Dessa forma, se pode dizer que a visibilidade nos buscadores para as empresas é essencial e uma solução indispensável é a aplicação de SEO, pois consiste na otimização de páginas da empresa em prol de melhores posições nos mecanismos de busca.

Como exemplificação, pode-se citar uma empresa que presta auto socorro 24 horas e investe nessas técnicas, entre os elementos trabalhados, estão fatores On page e Off Page. O primeiro grupo corresponde a elementos dentro da página, tais como:

  • Imagens;
  • Tamanho do conteúdo;
  • URL;
  • Botões de compartilhamento.

Já os elementos off page são os externos, como os links de outros sites, que influenciam na relevância, menções, entre outras possibilidades.

É possível imaginar uma estratégia com resultados satisfatórios, por exemplo, ao procurar por reboque para carros, o usuário teria maiores chances de acessar a página da marca devido ao seu posicionamento.

E-mail marketing

O e-mail marketing é habitualmente apontado como uma das estratégias mais tradicionais do marketing digital e se desta por estabelecer um modo de comunicação direto com os consumidores ou clientes em potencial.

Naturalmente, para isso, é preciso que exista uma concessão, que normalmente é obtida através de táticas que envolvem a obtenção dos contatos por meio de formulários. Por exemplo, um usuário que preenche um formulário para obter um e-book com as principais dicas sobre o laudo para transferência de veiculo.

É válido citar que os e-mails podem ser enviados com as mais variadas finalidades, como para ofertas, fortalecimento da organização e comunicação com o consumidor.

Dependendo do tipo de demanda que a marca passe a atender, há possibilidade de empregar ferramentas para automatizar o e-mail marketing e demais processos.

Nesse caso, a automatização viabiliza essencialmente o envio de um número maior de conteúdos sem que a qualidade seja comprometida, contando com a possibilidade de personalização.

 

A importância da análise de dados

A possibilidade de mensurar informações é decisiva para qualquer empreendimento e essa é uma das vantagens encontradas no marketing digital, principalmente ao considerar a praticidade para reunir e analisar os dados por intermédio de ferramentas.

Para compreender a importância desse tipo de ação, basta imaginar uma oficina mecanica completa que investe em estratégias de marketing digital para fortalecer sua presença online.

As ações são elaboradas adequadamente a princípio, porém, no momento de analisar as métricas, há uma interpretação de fatores incompatíveis com o objetivo. Logo, não será possível fazer os ajustes necessários.

Nesse contexto também é interessante que a distinção entre KPI (Key Performance Indicator) e métrica esteja clara, uma vez que ambos são cruciais para a performance dos empreendimentos.

Enquanto o KPI corresponde a um indicador chave para determinada iniciativa ou um grupo de estratégias, sendo um percentual ou um número, a métrica é um fator a ser medido.

Sendo assim, a métrica pode ter potencial para se tornar um KPI de acordo com sua relevância para a estratégia. Tudo depende do impacto que apresenta para a organização.

Ao reunir os principais fatores que caracterizam um KPI em potencial, pode-se citar:

 

  • Possibilidade de medir regularmente;
  • Papel para o crescimento da empresa;
  • Relevância para estratégia;
  • Contribui com decisões inteligentes.

 

É imprescindível que informações concretas sejam levantadas para a realização de relatórios desde o início das estratégias.

Conheça as principais métricas

Conforme abordado, há uma série de métricas que podem ser aplicadas no marketing e que possuem impacto para a empresa como um todo, sendo necessário analisar o potencial para que se tornem um indicador-chave para cada estratégia. 

Em meio aos exemplos de destaque, estão:

ROI

O ROI (Retorno Sobre Investimento) tem relação predominante com o lucro envolvido na tática. Afinal, conforme o próprio nome indica, envolve o quanto foi aplicado e o crescimento a partir das vendas.

Taxa de Rejeição

A taxa de rejeição está associada a visita sem qualquer tipo de interação. Por exemplo, um usuário que acessa a plataforma de uma empresa que emite certificado de tacógrafo, um importante dispositivo para medir a velocidade de veículos e não acessa outra página, podendo haver motivos parados para isso.

Tráfego por canal

Conforme abordado ao longo do texto, diversos canais podem ser explorados para a execução das estratégias de marketing digital e essa métrica consiste em verificar a performance de cada um deles, como nas mídias sociais.

Visitantes únicos

Não adianta em que um curto período, o usuário acesse diversas vezes a plataforma da empresa, mas é válido abordar a grande necessidade de identificar o tempo em que cada leitor é contado somente uma vez.

De fato, há um grande potencial nas ferramentas encontradas hoje em dia para mensurar os resultados do marketing digital. Todavia, é preciso ter cautela ao apontar os fatores decisivos para a concretização de compra dos clientes.

De qualquer maneira, com as metas e resultados claros será possível ter um direcionamento mais preciso nas estratégias e consequentemente, maiores chances de obter eficácia.

Com os dados apresentados, é possível analisar o grande potencial que o marketing digital promove e é interessante que os profissionais responsáveis pelos projetos se atenham às preferências e exigências de cada cliente, principalmente para evitar grandes transtornos, inclusive para a imagem da empresa.

Conheça mais o que a Cloud-Impact pode fazer pela sua marca ou negócio. www.cloud-impact.com

COMENTÁRIOS DO POST