Bastidores

ilustração de um notebook com desenho de links patrocinado

Links patrocinados: vale a pena usar em sua estratégia?

Ao montar uma estratégia de marketing para a sua empresa, você deve incluir entre as principais ferramentas o uso de links patrocinados. Mas por que isso deve ser feito?

Apesar de amplamente divulgado, é preciso conhecer de forma mais detalhada sobre as suas vantagens, podendo aplicar a ferramenta e colher os melhores resultados possíveis.

Afinal, o link patrocinado demanda algum conhecimento prévio, para que ele possa ser utilizado de modo acertado dentro de uma estratégia de marketing e divulgação de uma empresa.

O link patrocinado está contido dentro do marketing digital, que possui uma grande diversidade de elementos capazes de promover uma empresa e a sua marca de maneira eficiente.

Por isso, mais do que um simples formato de propaganda, o link patrocinado pode ser fundamental para tornar a sua empresa mais conhecida na internet, trazendo resultados positivos e satisfatórios para o seu negócio.

Como funciona o link patrocinado?

O link patrocinado é uma maneira de anunciar o seu site na internet, fazendo com que ele apareça de maneira relevante nos principais buscadores e também em várias outras plataformas.

Diferente de alguns tipos de anúncios com o formato engessado, o link patrocinado oferece quatro meios principais de investimento, que são conhecidos como:

  • Custo por clique (CPC);
  • Custo por visualização (CPV);
  • Custo por ação (CPA);
  • Custo por mil impressões (CPM).

O CPC envolve a cobrança de uma taxa para cada clique que for recebido no link da sua página durante a exibição em uma pesquisa. Já o CPV cobra pela visualização do anúncio nos buscadores.

O CPA envolve o pagamento mediante uma ação do cliente no seu site, enquanto o CPM é cobrado quando o seu site recebe mil visitas ou impressões.

O tipo de cobrança mais adequada para o seu negócio vai depender necessariamente da sua estratégia.

Assim, utilizar o CPC pode ser interessante para uma empresa que deseja aumentar o seu tráfego e vender suas peças para compressor de ar comprimido, utilizando o link patrocinado para ser encontrada nos buscadores e obter mais visitantes na sua página.

Agora, se sua estratégia envolve o fortalecimento da sua marca, certamente é muito mais interessante utilizar o CPV. Você ainda pode configurar o seu anúncio por link patrocinado para que sua página seja exibida na posição que você desejar, fazendo com que o seu software de automação industrial possua uma visibilidade prioritária.

O CPA é outro tipo de estratégia eficiente, onde só há pagamento pelo anúncio de acordo com ações realizadas por usuários dentro do seu site.

O CPM pode ser utilizado dentro de um planejamento de marketing, ou seja, esse é o caso se o que você deseja é que a sua empresa de venda de durômetro digital possua uma forte presença nos buscadores.

Por isso, é preciso definir o seu objetivo para escolher qual o formato de link patrocinado mais apropriado para o seu negócio.

Como aplicar o link patrocinado para o seu site

Depois de definir qual será a estratégia do seu negócio, é preciso colocar em prática o link patrocinado.

Sendo assim, você precisa escolher em quais plataformas irá investir. Google, Facebook, Instagram, YouTube ou LinkedIn são apenas alguns exemplos.

Então, como escolher o local ideal para obter mais resultados para o seu negócio de corte de chapas de aço?

Para isso, você deve saber em qual dessas plataformas está a maior porcentagem do seu público-alvo. Muito provavelmente, quem busca pelos serviços de corte de chapas não vai procurá-lo no LinkedIn, mas certamente pesquisará no Google ou em outros buscadores.

Por isso, investir no link patrocinado demanda um conhecimento prévio da persona do seu negócio, assim como saber onde os seus clientes estão.

Escolhendo as palavras-chave adequadas

Depois de definir onde os seus anúncios serão feitos, você precisa escolher as palavras-chave que mais fazem sentido para o seu negócio.

Então, se você trabalha com consertos e reparos em equipamentos para eventos, certamente uma das palavras-chave que mais tem a ver com o seu negócio será “conserto de gerador de energia”.

Ao optar por essa escolha, você pode ir analisando os resultados que o link patrocinado está trazendo para o seu negócio. Caso o resultado não seja o esperado, você pode modificar a qualquer momento a palavra-chave utilizada.

Isso porque, uma mesma palavra-chave pode ser utilizada por várias empresas, o que modifica o valor que será investido nessa ferramenta.

Além disso, pode ser bastante interessante apostar em uma expressão mais específica, fazendo com que sua empresa alcance resultados mais interessantes em termos de custo e de procura.

Isso porque, se um determinado cliente buscar por conserto de empilhadeira adicionando o modelo e a fabricante do equipamento durante a sua busca na internet, e você optou por incluir essa especificação na sua palavra-chave, certamente a sua empresa aparecerá com maior relevância.

Nesse sentido, as palavras-chave devem ser pensadas levando em conta a maneira com que seus clientes buscam pelos seus serviços. Desse modo, é possível atingir resultados muito melhores com o link patrocinado.

A importância das métricas dentro da estratégia de marketing

Após conhecer mais sobre o link patrocinado e depois de optar pelas palavras-chave ideais, a próxima pergunta é: como vou mensurar os resultados dessa ferramenta?

As plataformas que fornecem o link patrocinado disponibilizam as métricas relacionadas a cada palavra-chave escolhida, ou seja, você poderá acessar facilmente dados importantes sobre o número de cliques e informações relacionadas a resultados e valores envolvidos na ferramenta.

Isso ajuda a entender quais são as modificações necessárias para que o link patrocinado seja mais eficiente para o seu site, e auxilia na análise para que você possa manter os elementos que estão trazendo resultados.

E quais são as vantagens que o link patrocinado oferece?

O link patrocinado oferece diversas vantagens para que o seu negócio seja beneficiado.

Afinal, essa ferramenta pode ser utilizada para qualquer tipo de segmento, principalmente para empresas que buscam obter uma maior relevância e posicionamento na internet.

Desse modo, é possível destacar que o link patrocinado:

  • Pode trazer resultados de maneira mais rápida;
  • Pode fortalecer a sua marca, tornando-a mais conhecida;
  • Oferece benefícios financeiros atrativos;
  • Ajuda a captar mais leads para o seu negócio.

Assim, uma empresa especializada na manutenção de ponte rolante pode facilmente optar pelo link patrocinado e obter mais resultados, de maneira mais rápida do que se comparado a um anúncio impresso, por exemplo.

Isso porque hoje grande parte das pessoas realiza a sua busca por uma determinada empresa diretamente na internet.

E elas fazem isso porque, virtualmente, elas podem conhecer mais sobre a reputação da empresa e obter informações mais detalhadas sobre o seu serviço e atendimento.

O link patrocinado também influencia diretamente no fortalecimento da marca, ou seja, amplia de maneira considerável a presença de uma empresa na internet.

Afinal, se um cliente precisa pesquisar sobre os serviços de pintura de vagas de estacionamento para a sua loja, e a empresa especializada nesse serviço investe em link patrocinado, ela aparecerá com maior vantagem em relação às suas concorrentes.

Em termos financeiros, não é diferente. Isso porque o link patrocinado pode ser muito mais vantajoso do que outras maneiras de promover a sua empresa, principalmente se levarmos em conta que é possível optar pelos formatos de CPC, CPA, CPV e CPM, de acordo com a sua estratégia de marketing.

Além disso, você pode investir no link patrocinado de acordo com a sua disponibilidade de orçamento, e adaptá-lo de acordo com o momento da sua empresa.

Assim, se você precisa investir menos nessa ferramenta no próximo mês, você adiciona o valor ideal para cobrir o serviço, pausando-o quando for necessário.

Outra vantagem está na captação de novos leads para o seu negócio. Isso porque pode ser que mais pessoas visitem a sua página por causa do seu bom posicionamento na internet, mas acabem por não adquirir um produto/serviço oferecido.

Nesse caso, elas podem realizar um cadastro prévio, gerando leads para o seu negócio. Isso possibilita que você realize um contato posterior com essas pessoas, fazendo com que elas revisitem o seu site e sejam lembradas da sua marca.

Desse modo, é possível perceber que o link patrocinado oferece vantagens a curto e a longo prazos, que podem ser fundamentais para a estratégia de fortalecimento da sua marca.

Por isso, é possível concluir que essa ferramenta de marketing pode ser bastante benéfica para o seu negócio, fazendo com que seus resultados sejam otimizados e tornando a sua empresa muito mais conhecida e valorizada na internet, seja por meio dos buscadores ou de diversas outras plataformas.

COMENTÁRIOS DO POST