Bastidores

ilustração, desenhos referente ao marketing 4.0

Marketing 4.0 – adapte seu negócio às transformações digitais

O Marketing 4.0 é a nova sensação do mercado. Essa era do marketing em que a tecnologia é predominante, se torna o meio necessário a fim de estabelecer a conexão ideal entre a marca e o consumidor.  Ao realizar uma compra, pesquisar os melhores preços, ou até mesmo ao conhecer melhor as marcas, provavelmente foram utilizadas ferramentas digitais seja através do Google, Facebook, sites de e-commerce e blogs com avaliações do produto e da empresa.

Se identificou? Pois esse é o comportamento padrão da maioria dos consumidores que utilizam a tecnologia como uma das suas principais aliadas. Logo, as empresas precisam estar onde os consumidores estão e por isso, é necessário migrar para o Marketing 4.0. Quer entender melhor sobre o assunto? A Cloud Impact explica sobre o que é, quais são os impactos para o seu negócio e como se adaptar:

O que é?

O conceito do Marketing 4.0 foi desenvolvido pelo Philip Kotler*, uma das figuras mais importantes para a teoria da Administração Moderna. Segundo ele, o Marketing 4.0 simboliza a revolução digital para as empresas. Anteriormente para atrair a atenção dos clientes o investimento era voltado para os anúncios na televisão, em jornais e revistas. Hoje é necessário haver adaptação à nova era para avançar junto à transformação digital com novas tecnologias e novo comportamento de consumidores.

Para haver essa mudança não é preciso apenas de ter uma página no Facebook ou enviar e-mail marketing. A transformação diz mais respeito ao mindset do que às ferramentas em si. A sua empresa precisa captar a realidade ao redor antes de colocar em prática o marketing digital.

A conectividade do Marketing 4.0 provoca mudanças comportais na sociedade como:

  • o mundo se volta para a inclusão e o que se refere à comunidade, eliminando barreiras geográficas;

  • as estruturas de poder verticais estão aos poucos se diluindo, fazendo com que aumente a competitividade de pequenos negócios e dê lugar à horizontalidade entre as marcas e os consumidores;

  • as decisões estão sendo mais influenciadas pelas opiniões compartilhadas nas comunidades digitais.

Anteriormente, no Marketing 3.0, o enfoque era gerar empresas mais humanas, com valores mais próximos de seus consumidores. Agora, caminhando para o marketing 4.0, estamos em uma era em que há uma melhor integração entre os canais de marketing e o consumo de conteúdo digital no mundo. Essa nova fase permite o aprofundamento do Marketing 3.0, dessa vez ainda mais centrado no consumidor através do uso de tecnologias e comportamentos que não existiam há dez anos atrás. O Marketing 4.0 vem com a inclusão digital, facilitando o acesso à tecnologia para mais pessoas e tornando o processo de compra mais pessoal, no qual a cadeia de valor se torna cada vez mais horizontal, com menos intermediários.

A Era 4.0 do Marketing traz algumas características próprias, que valem a pena ressaltar:

  • Consumidor com menos tempo e com mais distrações;

  • Fragmentação subcultural do consumidor;

  • Humor do consumidor é importante;

  • Integrar o marketing tradicional com o digital;

  • Criar momentos WOW para gerar destaque;

  • Marketing multicanal;

  • Experiências completas com o consumidor;

  • Integração total entre marca e consumidor;

  • Análise de dados mais específicos;

  • Análise comportamental dos consumidores;

  • Uso de aplicativos mobile;

  • Gamification

*Para entender melhor, a Cloud Impact recomenda o  livro Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital, escrito pelo Philip Kotler em parceria com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, o qual destrincha todos os detalhes dessa nova era do Marketing.

Conheça os nossos serviços: https://www.cloud-impact.com/posicionamento-de-marcas-servicos/

COMENTÁRIOS DO POST